A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA



A ciência física em seus estudos busca entender e explicar a ocorrência dos mais variados fenômenos naturais que ocorrem diariamente, no entanto, ela, assim como as outras ciências, não trabalha sozinha. A física se relaciona com várias outras ciências, entre elas a química e a matemática, no entanto há ente a física e a matemática uma relação de proximidade muito maior, que possibilita assim dizer que a física não vive sem a matemática. Tanto no ensino médio quanto no ensino superior é possível de se perceber a clara relação de interdisciplinaridade que existe entre essas duas ciências.


Segundo Galileu Galilei, a matemática é a linguagem da física, ou seja, a física necessita da matemática para possa se concretizar e apreciar verdadeiramente os conceitos físicos, ou seja, a física não anda sem a matemática. Francis Bacon diz que à medida que a física evolui ela necessita de um auxílio, uma ferramenta para que possa concretizar as teorias e conceitos envolvidos nas evoluções, e nesse sentido a matemática tem sempre uma ferramenta pronta e disponível.


Na matemática está contida milhares de ferramentas que possibilitam à física entender e descrever fenômenos que ocorrem diariamente ao nosso redor como, por exemplo, a movimentação dos corpos. Física e matemática são ciências que estão ligadas fortemente uma na outra e não vivem isoladamente, ou seja, separadas, necessitando uma da outra para descobrir e explicar os muitos fenômenos que ocorrem na natureza.


(fonte:https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/fisica-matematica.htm)



MATEMÁTICA BÁSICA SE APLICANDO A FÍSICA NO ENSINO


O ensino de física nem sempre é uma tarefa fácil. A falta de conhecimentos básicos em leitura e interpretação de textos, e dificuldades com a matemática básica, são fatores que prejudicam a aprendizagem do estudante logo no primeiro contato com a física - no último ano do ensino fundamental. Diariamente nos deparamos com situações em que alunos de terceiro ano de ensino médio não conseguem solucionar problemas envolvendo força e campo elétricos, em razão da grande dificuldade de se trabalhar com potência de base dez e notação científica. É comum encontrarmos alunos na primeira série do ensino médio com grandes dificuldades em física em virtude da grande dificuldade na resolução de equações de primeiro e segundo graus.

Essas dificuldades não acabam por aí. Quando o assunto é fração ou radiciação, o temor dos alunos aumenta. Operações do tipo, tornam-se algo de outro mundo para alunos que têm muitas dificuldades com frações. Uma saída para esses problemas é dedicar a primeira semana do ano letivo para revisar conteúdos matemáticos relevantes para o ensino de física. Uma parceria com o professor de matemática pode ser uma boa pedida. Trabalhar os conteúdos de física paralelamente aos conteúdos aplicados pelo professor de matemática pode ser uma ferramenta muito eficiente, entretanto, a união de pais e professores é fundamental para mostrar aos estudantes a verdadeira importância da matemática no dia a dia e em que ela será aplicada nos anos subsequentes. Aulas práticas e interdisciplinares também se têm mostrado uma ferramenta eficiente no processo ensino-aprendizagem de ciências. O simples fato de ensinar ao aluno como se faz a leitura de um termômetro ou até mesmo como medir pequenas distâncias, será de grande ajuda no entendimento de conteúdos como Movimento Uniforme e Termometria. A geometria e a trigonometria, estudadas no 9º ano do ensino fundamental, podem ser aplicadas em fenômenos presentes no cotidiano do aluno. Mostrar como medir a altura de um prédio, usando a trigonometria do triângulo retângulo, será de grande utilidade nas aplicações da óptica geométrica. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) “A busca de informações em fontes variadas é um procedimento importante para o ensino e aprendizagem de Ciências. Além de permitir ao aluno obter informações para a elaboração de suas ideias e atitudes, contribui para o desenvolvimento de autonomia com relação à obtenção do conhecimento.” A matemática, entretanto, é a ferramenta utilizada pelos físicos para explicar os fenômenos da natureza, e isso deve ser mostrado ao aluno a cada aula, tanto de matemática quanto de física.


(fonte: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-importancia-matematica-ensino-fundamental-na-fisica-.htm)








A Vip Reforço Preparatório convida você para a Palestra: A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA, no evento Semana da Matemática VIP. Inscreva-se e participe concorrendo a BOLSA DE ESTUDO de Matemática!


25/02 20h




Prof. Emmanuel Lucas será o anfitrião na Palestra.




A palestra será realizado na plataforma: https://vipreforcoescolar.moodlecloud.com/



Inscreva-se pelo Whatsapp: (92) 99185-1074


Acompanhe o evento pelo Fórum Semana da Matemática VIP: https://www.vipreforcopreparatorio.com.br/forum/semana-da-matematica-vip/evento-do-dia-com-o-prof-emmanuel-lucas








ADM. Ana Beatriz

Vip Reforço Preparatório

Facebook: https://www.facebook.com/VipReforco

Instagram: https://www.instagram.com/vipreforcopreparatorio/


67 visualizações0 comentário