A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LEITURA NA ERA DIGITAL

Atualizado: Mar 3




O hábito da leitura é extremamente saudável e importante, traz como benefícios: o enriquecimento do vocabulário e conhecimento. Além de ajudar a melhoria da escrita, ler de forma diária é um exercício para nossa massa cinzenta - importante componente do sistema nervoso central – sendo um entretenimento viciante, quando falamos em ler, não citamos apenas livros, devemos levar em conta o presente, a era digital, e com isso podemos citar vários meios de leitura, como sites, blogs, páginas em redes sociais, e agora a nova descoberta, o formato ebook (livros digitais).


Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, na universidade de Emory, comprovou que o hábito de leitura pode mudar até mesmo a estrutura cognitiva e é evidente que ler desenvolve um senso crítico e proporciona perspectivas diferentes em diversos assuntos.


Em uma era digital, é importante perceber o lado bom e a quantidade de informações que a internet nos proporciona, tendo o poder de impactar a nossa performance individual no mercado de trabalho até nossa tomada de decisões políticas e a vida em sociedade. A preocupação atual é o tempo em que perdemos nas telas de celulares, tablets e computadores, mesmo com uma fonte infinita de informação devemos aprender a lidar com as diversas distrações, já que, nem toda informação é necessária na internet.


A IMPORTÂNCIA DA LEITURA INFANTIL (NA ERA DIGITAL)


O hábito da leitura não é uma realidade brasileira. Em média, o brasileiro lê apenas quatro livros por ano e dois desses ainda por partes. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2012, 85% das pessoas entrevistadas afirmaram que nas horas vagas gostam de assistir à televisão e somente 28% citaram a preferência por ler um livro. O uso da internet é apontado como um dos responsáveis pelo não interesse na leitura, principalmente entre os jovens.