A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LEITURA NA ERA DIGITAL

Atualizado: Mar 3




O hábito da leitura é extremamente saudável e importante, traz como benefícios: o enriquecimento do vocabulário e conhecimento. Além de ajudar a melhoria da escrita, ler de forma diária é um exercício para nossa massa cinzenta - importante componente do sistema nervoso central – sendo um entretenimento viciante, quando falamos em ler, não citamos apenas livros, devemos levar em conta o presente, a era digital, e com isso podemos citar vários meios de leitura, como sites, blogs, páginas em redes sociais, e agora a nova descoberta, o formato ebook (livros digitais).


Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, na universidade de Emory, comprovou que o hábito de leitura pode mudar até mesmo a estrutura cognitiva e é evidente que ler desenvolve um senso crítico e proporciona perspectivas diferentes em diversos assuntos.


Em uma era digital, é importante perceber o lado bom e a quantidade de informações que a internet nos proporciona, tendo o poder de impactar a nossa performance individual no mercado de trabalho até nossa tomada de decisões políticas e a vida em sociedade. A preocupação atual é o tempo em que perdemos nas telas de celulares, tablets e computadores, mesmo com uma fonte infinita de informação devemos aprender a lidar com as diversas distrações, já que, nem toda informação é necessária na internet.


A IMPORTÂNCIA DA LEITURA INFANTIL (NA ERA DIGITAL)


O hábito da leitura não é uma realidade brasileira. Em média, o brasileiro lê apenas quatro livros por ano e dois desses ainda por partes. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2012, 85% das pessoas entrevistadas afirmaram que nas horas vagas gostam de assistir à televisão e somente 28% citaram a preferência por ler um livro. O uso da internet é apontado como um dos responsáveis pelo não interesse na leitura, principalmente entre os jovens.


Atualmente, as crianças já nascem inseridas no mundo tecnológico, então utilizar essa ferramenta com incentivo para fazer com que elas se interessem pelos livros pode ser um bom começo. Leitores digitais e perfis de Instagram literários são algumas das opções que a tecnologia oferta para auxiliar no interesse pela leitura. Motivar a criança desde cedo a gostar de ler proporciona a imaginação, melhora a cognição, auxilia na compreensão da língua nativa e as transforma em cidadãos críticos e conscientes.


A leitura deve ser introduzida na vida da criança de maneira natural, de acordo com a faixa etária e com o tema que ela tenha interesse. Quando o gosto por leitura se torna um hábito, a criança passa a ler o que está escrito em todos os lugares e quer ler tudo o que está na sua frente.

(fonte: http://jornalcobaia.com.br/a-importancia-da-leitura-infantil-na-era-digital/)



OS LIVROS E A TECNOLOGIA: COMO INCENTIVAR A LEITURA NA ERA DIGITAL?


Muitos apreciadores da leitura ainda sentem que a internet possa desencorajar a o interesse em livros (físicos). É importante entender que o mundo mudou e os hábitos também, a conectividade e automação, liberdade multimídia é quem dita as regras, os pais, gestores educacionais, professores e a sociedade em geral precisam entender que a leitura não precisa ser incentivada apenas nos meios tradicionais. É possível utilizar a popularidade das redes sociais, blogs e conteúdo online para estimular o hábito da leitura.


Existem muitos meios de incentivo que ofereça uma nova experiencia de aprendizado e que de forma igualitária com os livros físicos possa consumir conteúdos de qualidade e educativos. O consumo digital de imagem, áudio e vídeo pode possibilitar uma leitura mais fluida e dinâmica, aliando os livros e a tecnologia com um mesmo objetivo: estimular a leitura de todos.



A LEITURA COMO PRIMÓRDIO EDUCACIONAL E VALOR HISTÓRICO


No site A tribuna, Patrícia Passos, que é educadora, cita que a leitura faz parte das nossas vidas desde os primórdios, no entanto, ler não quer dizer somente decodificar símbolos ou sinais, mas interpretar e compreender o que se lê. Todavia, é evidente a dificuldade na interpretação de textos, não apenas no cotidiano escolar como no dia a dia de grande parte da população.


Com o passar dos anos, a definição de leitura vem se evoluindo de modo que surgem novas maneiras de pensar, agir e se comunicar. Nunca ocorreram tantas mudanças no cotidiano influenciadas por modernas tecnologias como tem ocorrido em todo o mundo. A cada dia que passa as pessoas são desafiadas nas mais variadas situações em que é necessário dispor da habilidade de leitor, não só de textos escritos, mas, principalmente, compreender o mundo que o rodeia, ou seja, ler a própria vida e nela ser a peça principal dessa engrenagem. A leitura de caixas eletrônicos, os aplicativos de relacionamentos e as redes sociais são excelentes exemplos dessa moderna linguagem usada atualmente, a denominada leitura digital.


Muitos têm trocado livros e jornais por áudios, vídeos, música, aplicativos e outros meios de entretenimento que a tecnologia oferta a todos. Além disso, a Era Digital trouxe um novo perfil de leitor, sem muita paciência, característica típica dos jovens, bem como mais ágil e que gosta da leitura cheia de idas e vindas, mais lúdica e dinâmica. A relação entre a tecnologia e o indivíduo é o fator que tem transformado os próprios indivíduos, incentivando-os a terem novas reações e comportamentos diante de situações já vivenciadas. Assim, fica claro que a leitura não foge à regra, pois ler é um hábito que se aflora depois de a pessoa experimentar o prazer da compreensão e interpretação da leitura.


Nesse contexto, fica evidente que a leitura é uma ferramenta apta para auxiliar de maneira satisfatória para que se atinja a capacidade cognitiva, no intuito de acompanhar a evolução do mundo e da tecnologia. Dessa maneira, fica evidente a importância da leitura, destacando a necessidade em se incentivar a sua constante prática.

(fonte: https://www.atribunamt.com.br/2019/10/16/a-importancia-da-leitura-na-era-digital/)










Adm. Ana Beatriz

Vip Reforço Preparatório

Facebook: https://www.facebook.com/VipReforco

Instagram: https://www.instagram.com/vipreforcopreparatorio/







38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo