ENSINO A DISTÂNCIA : REALIDADE PARA TODOS?

Atualizado: Mar 3



O ensino a distância (EaD) é uma modalidade de ensino que permite o aluno estudante a ter aulas remotamente sem precisar ter contato físico com o restante da turma e os professores. Todoo estudante pode assistir as aulas em qualquer lugar com acesso a internet. O EaD é hodiernamente encontrado em cursos de Graduação, Pós-Graduação e de Idiomas. Mas, devido a atual pandemia do COVID, está sendo utilizada também no ensino fundamental, ensino médio e cursos em geral.

A possibilidade de ter aulas de forma remota faz com o que o ensino a distância cresça mais a cada dia, chegando em áreas que não são atendidas pela educação presencial. A democratização do ensino é um dos pilares do EaD no Brasil, permitindo com que pessoas com menor poder aquisitivo e de comunidades populares possam ter acesso a educação de qualidade, muitas vezes gratuitamente, ou com custo bem mais acessível do que seria no modelo presencial.


ENSINO PRESENCIAL X ENSINO A DISTÂNCIA


A sala de aula física no seu padrão tradicional e o processo de aprendizado passaram por transformações significativas nos últimos anos. Há mais de 15 anos, quando surgiu o Ensino a Distância (EAD) na Educação Superior e com o surgimento de novas tecnologias da informação e da comunicação, as Instituições de Ensino se veem obrigadas a investir cada vez mais em diferentes formas de aprendizado.


A inovação, criatividade, a capacidade de se adaptar às particularidades de cada aluno e de responder de forma imediata às necessidades do mercado e das novas gerações de alunos serão fatores fundamentais para o sucesso de uma nova forma de promover o conhecimento.


Com a procura cada vez maior por uma capacitação rápida, o Ensino Presencial não é mais a única opção para aqueles que desejam estar em uma universidade. Apesar d