Como combater o estresse pré-vestibular?


Além de atrapalhar os estudos, estresse pode prejudicar a saúde física e mental do vestibulando.


Abdicação do lazer, conflitos naturais da adolescência, responsabilidade sobre importantes decisões e pressão pessoal e familiar, aliados à intensa rotina de estudos e a forte competição, são alguns dos principais aspectos que ocasionam o famoso stress pré-vestibular. Despercebida em muitos casos, essa tensão pode se agravar com o tempo, chegando a prejudicar o estudante em seus estudos e, até mesmo, em seu desempenho no dia das provas de vestibular.


Para evitar esse tipo de situação, é preciso, em primeiro lugar, identificar e reconhecer os sintomas do estresse, como insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão. Esses sinais, se prolongados, podem resultar em indisposições gástricas, perda de memória, distúrbio de sono e humor além de, inclusive, em uma doença crônica, que pode se transformar em um ciclo vicioso de irritação e desgaste mental.

Organize as atividades


Definir os horários para cada tipo de atividade e fixar a atenção apenas em uma coisa de cada vez pode ser um bom método para prevenir o estresse. Esse tipo de hábito contribui para a administração da ansiedade e o controle emocional do estudante. Além disso, também é preciso reservar uma parte do tempo para o lazer, práticas relaxantes e, inclusive, atividades físicas como forma de canalizar as energias do vestibulando.